Governador Tarso Genro fez questão de levantar a cancela |
Buzinaços, foguetórios e discursos de entidades representativas da sociedade da Serra marcaram o ato simbólico de extinção da praça de pedágios de Farroupilha, na ERS-122, nesta sexta-feira (31). Acompanhado de deputados, secretários de Estado e prefeitos da região, o governador Tarso Genro confirmou o encerramento da cobrança de tarifas naquela praça - que pertencia ao polo de Caxias do Sul - e classificou o fim do pedágio como um momento histórico para o Estado.
Tarso reiterou que o fim do pedágio na ERS-122 é uma conquista do Estado e da recuperação das funções públicas. O chefe do Executivo afirmou que o ato consolida o resgate do direito de ir e vir dos cidadãos da Serra, destacou os reflexos na economia local e garantiu que o Executivo vai manter os serviços prestados aos usuários.
Em média, por ano, a concessionária que explorava aquela praça arrecadava R$ 52 milhões. "Aqui tem um símbolo muito concreto do que significa esses R$ 52 milhões que vão começar a girar na economia microrregional, pois as pessoas vão comprar carne, sapato, roupa, tomar uma cervejinha. Este dinheiro vai ser disseminado na economia".
Ao ressaltar as conversas com o Governo Federal sobre o futuro das praças localizadas em estradas federais, Tarso afirmou que os pedágios serão extintos nesses locais. "A União, junto com o Governo do Estado, vai avaliar se é necessário ou não repor esses pedágios mais tarde, dentro de um sistema integrado. Em relação aos demais pedágios do RS, nós fizemos rebaixamento de preço que equivale, mais ou menos, à metade do que vinha sendo cobrado, porque nós não computamos a inflação desse período e baixamos de 25% a 30%. Isso significa mais dinheiro circulando nas regiões".
O ex-governador Olívio Dutra também se fez presente |
Decisão irreversível
Mesmo com o levantamento antecipado das cancelas pelas concessionárias durante a madrugada, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, disse que não houve frustração por parte do Executivo e destacou a importância do cumprimento do programa de Governo. "É uma conquista da população gaúcha, em particular da Serra, que há muito tempo reivindica a extinção desse pedágio. É um símbolo muito forte de um novo modelo de pedágio que nós estamos construindo no Estado".
Pestana elogiou o trabalho da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). "Temos a convicção de que esta decisão é irreversível. Vamos começar, agora, através da EGR, a implementar este modelo em todo Estado, uma vez que nas outras praças teremos redução de valores e um serviço de melhor qualidade. Estamos bastante satisfeitos, mas a maior alegria é dessa população que passa buzinando, se solidarizando e apoiando essa opção política do governo, que felizmente no dia de hoje se concretiza".
Aguarde mais informações
Texto: Felipe Bornes Samuel
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário