sexta-feira, 14 de junho de 2013

GABINETE DIGITAL: Lançamento da interface “De Olho nas Obras” marca seus dois anos

Lançamento de nova ferramenta "De Olho nas Obras" e
aniversário de 2 anos do Gabinete Digital
Uma combinação de transparência, participação e dados abertos caracteriza a ferramenta “De Olho nas Obras”, lançada nesta quinta-feira (13) no Palácio Piratini, em evento que também marcou o aniversário de dois anos do Gabinete Digital. A interface permite o monitoramento colaborativo, pela internet, das obras do Governo do Estado. Na prática, é a possibilidade de os cidadãos gaúchos fiscalizarem o andamento das obras e terem acesso às mesmas informações geridas pelo sistema interno de acompanhamento. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço http://gabinetedigital.rs.gov.br/monitore ou por meio de QR-Codes colocados próximo às obras monitoradas.

“Trata-se de uma obsessão pela transparência, pela participação da cidadania e por nos submetermos ao crivo da sociedade”, afirmou o governador Tarso Genro. Para ele, é uma forma de abrir o Estado e aproximá-lo do cidadão, de forma a fortalecer seu caráter público e democrático.

O coordenador do Gabinete Digital e Secretário-Geral de Governo, Vinícius Wu, apresentou ao público presencial e online a ferramenta e sua concepção. A criação de “De Olho nas Obras”, afirmou, marca uma nova fase na política de participação levada a cabo pelo Gabinete Digital. Ao contrário de outras iniciativas de acesso à informação, geralmente complicadas e pouco interativas, esta é simples, direta e objetiva, facilitando a interação e otenção dos dados procurados. “Não existe paralelo no Brasil e dificilmente encontraremos algo parecido no mundo”, garantiu.

Além de seguir a obra e receber por e-mail ou rede social as atualizações sobre seu andamento, o cidadão pode enviar fotos, vídeos ou comentários, que alimentarão a linha do tempo da página e poderão ser incorporadas na sistemática interna de monitoramento. Mensalmente, a obra que receber mais interações será comentada pelo governador. Secretários e agentes ligados ao projeto também oferecerão respostas diretamente na ferramenta. Inicialmente, sete obras estão disponíveis para monitoramento cidadão, mas o número será ampliado gradativamente.

O jornalista espanhol e um dos articuladores do movimento 15M, Bernardo Gutierrez, disse que o Gabinete Digital é uma inspiração para o mundo, pois representa a reformulação do papel do Estado. “Esta primeira fase foi um grande avanço na vanguarda das políticas públicas digitais”, completou o presidente do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais Mutirão, Uirá Porã.

Para o produtor cultural Cláudio Prado, que atuou na implantação dos Pontos de Cultura no Governo Federal, o sucesso do Gabinete Digital relaciona-se com a tradição de participação do Rio Grande do Sul. Ele completou que “cidadão conectado significa o governo saber a todo momento o que está acontecendo e agir de acordo”, assim como, por outro lado, garantir o acesso às informações institucionais de forma instantânea. Participaram também da cerimônia o jornalista e pesquisador Rafael Sampaio e os titulares das secretarias responsáveis pelas obras disponibilizadas para monitoramento.

Lista de obras monitoradas

- Duplicação da ERS-118
- Sala Sinfônica da OSPA
- Hospital Regional de Santa Maria
- Subestação da CEEE no bairro Menino Deus, em Porto Alegre
- Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio, em Passo Fundo
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tramandaí
- Esgotamento Sanitário em Esteio/Sapucaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário