quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dilma e o alento às Universidades Comunitárias


A ministra da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, anunciou nesta quarta-feira (30) em audiência na Casa Civil com as bancadas gaúcha e catarinense e Frente Parlamentar da Educação, medidas para a renegociação da dívida das universidades federais, especialmente as comunitárias. O deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) considerou a medida como algo de grande impacto social e informou que trabalhará nos próximos dias pela aprovação.


Dep. fed. Henrique Fontana (D)
A Medida Provisória, relatada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), trata de uma questão polêmica que vem sido discutida há mais de dez anos. “Este endividamento era de difícil manejo para as Universidades e ele será todo consolidado numa renegociação específica para essas entidades de ensino superior”, disse Henrique Fontana. O deputado explicou que com a aprovação do texto as entidades poderão pagar sua dívida em quinze anos, com um ano de carência, sendo que 10% serão pagos em dinheiro e os outros 90% com ofertas de vagas nas universidades. “Esta decisão tomada pela presidente Dilma e pela ministra Ideli Salvati é uma decisão extremamente acertada e importante porque ela resolve um problema histórico do ensino”, afirmou.


A proposta de quitação da dívida das universidades feita pelo governo Dilma, tem tido boa aceitação entre os parlamentares. Durante audiência a ministra informou que a MP deve ser votada já na próxima terça-feira, dia 5 de junho, no plenário da Câmara dos Deputados. “Estamos ao mesmo tempo resolvendo a viabilização destas universidades e ampliando o número de vagas em ensino superior de caráter público através do Prouni”, salientou Fontana.


Título: Eddy
Texto: Assessoria Henrique Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário