A transição nas secretarias que serão entregues pelo PDT no governo deverá estar concluída até o dia 20. Essa foi a previsão anunciada pelo governador Tarso Genro em reunião-almoço com secretários, deputados e a executiva do partido, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, nesta terça-feira (10).
Acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, Tarso agradeceu a parceria dos secretários da Saúde, Ciro Simoni, do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, e do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que deixam os cargos após a decisão do PDT de lançar candidatura própria ao Governo do Estado em 2014.
"O PDT não está saindo em crise com o governo", afirmou Tarso, reforçando que o Executivo acolhe, com todo o respeito, a decisão da sigla. "Todo o partido tem direito de almejar a cabeça do poder. E cabe à direção escolher o melhor momento", disse.
Reconhecimento
O governador destacou o trabalho desenvolvido pelos secretários nestes três anos de governo, apontando as peculiaridades de cada um. "Kalil renovou o conceito de esporte. Afonso fez uma profunda revolução no relacionamento com os prefeitos e Ciro não só aumentou a verba da saúde, como mostrou grande capacidade de trabalho", destacou. O chefe do Executivo afirmou ainda que se apenas um dos dois partidos, PT ou PDT, for para o segundo turno nas próximas eleições, "haverá uma obrigação moral de governarmos juntos".
Pestana destacou a contribuição dos secretários nos debates e na construção dos projetos de governo. "É importante registrar que, além da competência, tem a contribuição dos secretários no conjunto das propostas elaboradas ao longo destes três anos", disse, ao lembrar do apoio fundamental dos deputados do PDT na votação dos cerca de 450 PLs enviados à Assembleia Legislativa (AL) nestes três anos.
Os três secretários foram unânimes ao agradecer a confiança do governador durante o período. "Estaremos na AL para ajudar com os nossos votos que esse projeto se consolide. Agradeço a confiança e tenho a certeza que a coerência seguirá o nosso caminho daqui pra frente", disse Simoni.
Projetos
A reunião-almoço com o PDT foi logo após o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, ter protocolado o pedido de retirada dos projetos de lei que aguardavam votação na Assembleia Legislativa. A pedido da base de sustentação, o Governo retirou os projetos 365/2013 que trata das RPVs; 194/2011 que aborda a inspeção veicular e o PLC 306/2013 que trata do abono de permanência dos servidores públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário