segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Brigada Militar recebe 156 viaturas 0KM

As viaturas estão posicionadas em frente
ao Palácio Piratini. Foto: Adeli Sell/SGPRF
A Região Metropolitana, o Vale do Sinos, o Interior e a Capital receberão, na segunda-feira (3), um reforço de 156 viaturas para o policiamento ostensivo da Brigada Militar (BM). O ato de entrega dos veículos, pelo governador Tarso Genro, ocorre a partir das 11h, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. 

Os veículos Renault Duster fazem parte de um lote adquirido por meio do Processo de Participação Popular e Cidadã (PPC), e as primeiras 13 viaturas foram entregues à Região Sul no sábado (25), na praia do Laranjal, em Pelotas, durante interiorização do Governo do Estado. Na ocasião, também foram entregues sete barcos de alumínio para a fiscalização ambiental, resultado do convênio entre a Brigada Militar e o plano de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), do Ministério da Justiça. 

O município de Porto Alegre receberá 28 viaturas, e as demais serão distribuídas nas cidades da região metropolitana e interior do Estado. 


Fardamento de verão em Porto Alegre 
Além do ato de entrega dos veículos, a BM lançará uma inovação: o uso do fardamento de verão da Operação Golfinho pelos policiais militares que atuam na área central de Porto Alegre. 

De acordo com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, essa modernização da postura institucional leva em consideração os fatores climáticos extremos que têm se apresentado, buscando em primeiro lugar proporcionar conforto aos servidores, sem prejudicar a estética da corporação. 

Inicialmente, 40 policiais militares irão utilizar o fardamento, que prevê camiseta, bermuda e sandálias, além do equipamento de proteção individual. Durante o desenvolvimento da iniciativa, o Instituto de Pesquisas da corporação irá avaliar a opinião dos PMs a respeito da mudança. 

O fardamento diferenciado para o verão, na Brigada Militar, surgiu nas décadas de 50 e 60 para uso exclusivo no policiamento das praias. Em 1970, quando foi criada a Operação Golfinho, seu uso foi adotado em todos os balneários, seguindo utilizado até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário